name your roots

Como traçar a genealogia de sua família 2011-10-26

Os descendentes de judeus convertidos à força voltam no tempo e revelam as raízes escondidas da família

O que é genealogia?

 

Genealogia é o estudo das famílias e a definição de suas origens e história. Genealogistas fazem uso de tradições orais, registros históricos, análise genética e de outros registros para obter informações sobre uma família e mostrar as conexões e parentesco .

 

Hoje, a Internet e muitas ferramentas baseadas na web sobre a genealogia estão ao alcance de todos e permitem que pessoas de todas as orgens e de todas formas de vida, a embarcar em uma emocionante jornada na descoberta de suas raízes, se conectar com familiares e aprender a história da sua própria família .

 

  Como começar?

 

Comece sua pesquisa coletando documentos e histórias de sua família. O melhor a fazer é começar com o presente e voltar para trás no tempo, tentando entender não apenas onde e quando as pessoas viviam, mas também seu estilo de vida, biografias e motivações .

 

Na prática, traçar uma árvore genealógica envolve revisar listas de nomes – este é a forma de você reconhecer seus antepassados quando você encontrá-los. O estudo dos sobrenomes é essencial na pesquisa de sua história familiar, então primeiro determine os sobrenomes que lhe interessam. Trabalhando com um sobrenome de cada vez é a forma mais eficiente para se manter focalizado sem ficar sobrecarregado com fatos que você não será capaz de processar. Leve sempre em consideração que muitas pessoas e famílias mudaram seus sobrenomes ou adotaram um pseudônimo ou apelido em algum momento no passado .

 

Às vezes, dois nomes diferentes podem parecer serem o mesmo, pois soam semelhante, mas possuem diferentes origens. Somente traçando uma linha determinada da família você vai descobrir qual versão do sobrenome lhe pertence.

 

Em muitos casos, é preciso coletar evidências ou indícios indiretos para definir a identidade ou o parentesco de um caso particular. Tente usar um tom geral de evidências circunstanciais e histórias sociais da região a fim de imaginar as características da vida diária de seus antepassados e para explicar o seu comportamento .

   

Dicas para descobrir a história de sua própria família

 

Você pode começar intrevistando seus mais idosos familiares que possam ter informações. A maioria das pessoas não passam informações a menos que sejam solicitados para fazê-lo, assim você pode se surpreender com o que pode ser revelado simplesmente por fazer as perguntas certas as pessoas certas. Muitas vezes as pessoas, especialmente com uma identidade que esconde um segredo, só vão dar respostas francas para entes de sua própria família e pessoas a quem eles têm confiança .

 

Retorne ao passado usando certidões de óbito, certidões de casamento e certidões de nascimento, se estes estão disponíveis. Conforme você avançar, terá necessidade de procurar outros documentos como documentos de imigração, registros militares ou listas de passageiros .

 

Mais e mais livros, registros e arquivos estão sendo digitalizados para acesso online, mas nem tudo está disponível através da Internet, então, possivelmente, você ainda precisará visitar bibliotecas e arquivos onde se pode encontrar livros   relevantes, enciclopédias, índices e registros em microfilmes ou ficha.   Convidamos você a acessar a fontes de informações originais que estão ligadas a seu próprio sobrenome. 


Certifique-se de que todas as suas conclusões e os documentos estão devidamente organizados para que você possa analisá-los corretamente ao criar a sua árvore genealógica. Você pode criar sua árvore genealógica e armazenar informações manualmente usando um bloco de notas, índices em fixas e arquivos ou usando um programa no computador .

 

Ferramentas úteis  

 

A medida que você vai se aprofundando na pesquisa sobre a história de sua familia, você vai acumulando uma grande quantidade de informaç ã o. Um software que está facilmente disponível pode ser uma ferramenta útil para organizar todas essas informações. Este também será útil para visualizar e imprimir suas informações em vários estilos diferentes. Aqui estão alguns pacotes de software disponíveis que você pode baixar gratuitamente :

 

MyHeritage

 

Familiaridade


GenoPro

 

Gramps ( em inglês)

 

 

Genealogia online

 

Aconselhamos a visitar os sites que possuem registros genealógicos judaicos. Estes sites incluem bancos de dados que auxiliam na recuperação de dados demográficos da população judaica, registros de imigração, registros de recenseamento, obituários e muito mais. Estes bancos de dados serão de grande utilidade para a pesquisa de seus antepassados judeus .

 

Existem muitas sociedades de genealogia na internet onde se pode aprender com pesquisadores mais experientes e encontrar várias dicas sobre como começar, bases de dados, ferramentas de pesquisa, software para a construção de árvores genealógicas e outros recursos .

 

Seja amador ou profissional, pesquisar as origens de sua família será gratificante não só para si mesmo como também para outros membros da família e para as próximas gerações .


 

Nós na NYR estamos contentes que você decidiu embarcar nesta jornada e lhe desejamos a muita sorte com a sua pesquisa. Seja qual for o caminho que você escolher , gostaríamos de participar e escutar sobre suas descobertas. Fale Conosco